• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Fila Brasileiro

Fila Brasileiro






Fila Brasileiro

Esta raça é uma das poucas oficializadas brasileiras, é um típico molossóide, os quais se identificam pela ossatura forte, grande porte, cabeças maciças e pescoços muito fortes, proporcionando enorme pressão na mordida. Atualmente é utilizado como cão de guarda e de proteção.




História do Fila Brasileiro


Sua real origem é um pouco desconhecida, mas o que se tem relatos é que os conquistadores espanhóis e portugueses, ao desembarcarem no Brasil do século XVII, trouxeram consigo Matiffs, Dogues, cães de Santo Humberto entre outros gigantes que foram cruzados talvez até com cães indigenas, selvagens do Brasil. Porém como foi dito não se tem certeza disto, o que se sabe é que a raça se estabeleceu aqui e seus padrões foram apurados em 1950, com uma última atualização em 1983. E hoje em dia, cada vez mais a raça ganha com o controle dos plantéis e cruzamentos, assim, aumentando a estabilização de seus padrões puramente nacionais. No Brasil colonial era usada como pisteiro para capturar escravos fugitivos, condutor de rebanhos e na caça à animais de grande porte.




Características do Fila Brasileiro


Sua determinação, coragem e valentia são notáveis. Muito desconfiado com estranhos, mas para com os de casa é extremamente dócil, calmo, obediente e extremamente cordial. Também é muito tolerante com crianças. Guarda fielmente sua propriedade e requer uma educação firme. Ótimo para lidar com gado e para a caça de grandes animais.














Altura: Macho: de 65cm a 75cm

Fêmea: de 60cm a 70cm
Peso: Macho: de 48kg a 53kg

Fêmea: de 37kg a 42kg
Grupo: Grupo 02 - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços

Seção 2.1 - Tipo Dogue/Mastife
Funções: Boiadeiro, guarda e defesa
Grau de atividade:médio
Pêlo: curto, macio, espesso e bem assentado.
Cor: São permitidas todas as cores uniformes (salvo o branco, cinzento rato, negro e fogo, azul), raiado com riscas mais ou menos escuras. Presença ou não de máscara negra. Admitem-se marcas brancas nos pés, peito e ponta da cauda desde que não excedam 1/4 do conjunto.
Nome de origem: Fila Brasileiro
País de origem: Brasil
Registro FCI: 225

Filed Under:

1 comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    legal

     

Deixe um comentário