• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Baleia retorna para a costa e volta a encalhar no litoral norte do Rio Grande do Sul

Baleia retorna para a costa e volta  a encalhar no litoral norte do RSA baleia que ficou encalhada por quatro dias no litoral norte do Rio Grande do Sul retornou para a parte mais próxima da costa na manhã desta quarta-feira (25) e está agonizando no local. O animal ficou preso em um banco de areia entre as praias Capão Novo e Arroio Teixeira e foi liberado na tarde de terça-feira (24).

De acordo com o veterinário do Instituto Baleia Jubarte, da Praia do Forte, no norte da Bahia, Elitieri Neto, a saúde da baleia está se deteriorando. Segundo ele, a cada minuto que o mamífero fica preso na costa compromete a saúde do animal.

Conforme Elitieri Neto , a estrutura física da baleia não suporta o peso do animal quando ele está total ou parcialmente fora da água. Respiração, circulação sanguínea e o funcionamento de órgãos como fígado e rim ficam comprometidos, o que diminui a eliminação de toxinas prejudiciais. Caso o animal já tenha algum problema de saúde, o que pode ser a causa do encalhe, o risco de morte aumenta, explicou Neto.

Biólogos do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) monitoram a jubarte desde o fim de semana. É comum essa espécie de baleia se deslocar da região da Ilhas Geórgia do Sul (entre a América do Sul e a Antártida) para o nordeste brasileiro, onde se reproduz.


Fonte: R7 notícias

Filed Under: ,

Deixe um comentário