• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Campanha contra a raiva animal continua no Rio

Uma alteração nos componentes da vacina contra a raiva tem provocado um aumento nas ocorrências de reações adversas nos animais e assustando alguns donos. A advogada Paula Ribeiro sempre vacinou seu poodle de 4 anos, mas, este ano, está com medo:
— Fiquei sabendo das reações que alguns cachorros tiveram com a vacina e estou com medo de vacinar meu cachorro.

Segundo o diretor do Centro de Zoonoses da prefeitura, Fernando Ferreira, em vez de organismos vivos, os novos imunizantes trazem células criadas em laboratórios. Essa seria a causa das reações, observadas principalmente em gatos, como dor no local da aplicação, apatia, falta de apetite e febre. — Mesmo assim, é muito importante vacinar o bicho de estimação. A raiva mata e pode ser transmitida para os humanos pela saliva do animal — alerta Ferreira.

A prefeitura segue vacinando os animais. O objetivo é imunizar 680 mil bichos. Ontem, houve mais uma etapa da campanha “Rio sem raiva 2010!” e hoje, das 8h às 17h, um centro de atendimento com veterinários que vão esclarecer dúvidas dos donos e examinar animais que apresentarem reações, estará funcionando no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Darcoso Filho, no Largo do Bodegão 150, em Santa Cruz. Informações pelos telefones 3395-2142 e 3395-1595.
Quem ainda não vacinou seu bichinho vai ter outra oportunidade. A campanha volta a acontecer no dia 16 de setembro.


Fonte: Extra

Filed Under:

Deixe um comentário