• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Sábado é dia de vacinação contra a raiva animal

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) realiza no próximo sábado a segunda etapa da campanha “Rio sem Raiva 2010!”, que imunizará cães e gatos contra a raiva animal.

Em toda a campanha, a estimativa é vacinar 680 mil animais, sendo 164 mil nesta segunda fase. Mais de mil postos fixos e móveis, incluindo postos de saúde, escolas e associações de moradores, estarão à disposição da população nas cinco etapas.

Nesta etapa, serão vacinados cães e gatos dos seguintes bairros da Zona Norte: Abolição, Água Santa, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Colégio, Cordovil, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacarezinho, Jardim América, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Méier, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Piedade, Pilares, Ramos, Rocha Miranda, Tomás Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre. Os postos funcionarão das 8h às 17h. As etapas seguintes acontecerão nos dias 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença possui grau de letalidade próximo a 100%, e, no município do Rio está controlada há 25 anos, portanto é importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSDC, são esperadas, por cerca de 36h após a aplicação, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto dos animais. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela sua aquisição.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, já os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que possuem temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (3523-4025), acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc, ou ligar para o CCZ: (21) 3395-1595.


Fonte: O dia online

Filed Under:

Deixe um comentário