• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Filhote de golfinho resgatado em Búzios



BÚZIOS - Um filhote de golfinho, de aproximadamente 30 dias, foi resgatado por pescadores em Búzios, no início da tarde desta terça-feira, na Praia de Manguinhos. Segundo os biólogos que participaram do salvamento, possivelmente o filhote se perdeu da mãe e acabou enroscado em rede de pesca. Apesar da pequena cicatriz, o golfinho apresentava boa saúde. Ele foi levado para a Fiocruz, no Rio.

O aparecimento de centenas de pinguins e tartarugas nas praias da Região dos Lagos nos últimos se transformou num grave problema ambiental. Não há mais espaço nos zoológicos do Rio e de Niterói para abrigar os animais marinhos que estão sendo resgatados nas praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

Na Praia do Peró, em Cabo Frio, donos de quiosques recolheram e enterraram dez pinguins encontrados mortos na areia. Segundo o biólogo Hélio Seco, na semana passada foram resgatados 80 pinguins vivos e, nesta terça-feira, 26, sem contar os animais que chegam mortos mas praias.

As praias estão sendo monitoradas todos os dias por biólogos do projeto de recolhimento de animais da fauna marinha brasileira. O trabalho, patrocinado pela Petrobras, é feito por biólogos da Fiocruz. O aparecimento de pinguins na Região dos Lagos é comum nesta época do ano. Eles são trazidos pelas correntes marinhas procedentes das Ilhas Malvinas, na Argentina.

Para amenizar o problema, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio convocaram uma reunião para quinta-feira, no Píer dos Transatlânticos, para criação do Centro de Recuperação de Espécies Marinhas, que vai funcionar em dependências da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos). O espaço para recuperação dos animais será semelhante aos existentes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Fonte: O globo

Filed Under: ,

Deixe um comentário