• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Cães dão show de obediência e força durante apresentação

Dentro da programação da Oktoberfest dessa terça-feira, os visitantes puderam conferir toda a graça, destreza e força do melhor amigo do homem. A Pousada do Au-Au, de Encantado, apresentou um show de adestramento de cães, próximo à pista de bicicross. A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e patrocínio das rações Languiru.

Durante duas horas, quatro adestradores comandaram cachorros das raças Dog Alemão, Pastor Branco, Border Collie, Pastor Belga, Malinois, Pit Bull, Rottweiler e também um “vira-lata”. Os animais mostraram tudo o que sabem em apresentações de equilíbrio emocional, obediência ao dono, cão de proteção e resposta agressiva diante de situações de risco pessoal ou de patrimônio. “Procuramos mostrar possibilidades reais”, explica o proprietário da pousada, Ricardo Walter.

O público foi à loucura com as dramatizações realizadas em parceria com os cães, tais como sequestro-relâmpago, invasão tática de cativeiro, entre outros. Segundo o adestrador Rudimar Bombassaro (Rudinho), as raças de segurança são as mais procuradas, mas precisam receber treinamento adequado para saber interpretar situações de risco.

A apresentação de Agility também arrancou muitos aplausos da plateia. Os animais obedeceram a comandos como “senta”, “deita”, “junto”, “fica”, “aqui” e “não”. Também percorreram obstáculos, cumprimentaram as pessoas, se fingiram de mortos e pularam bambolês. Conforme Rudinho, qualquer tipo de cão pode aprender, desde que seja devidamente orientado. A pequena Dida é a prova disso. Sem raça definida, ela foi recolhida da rua já adulta e hoje é uma das mais ovacionadas durante as apresentações pela sua agilidade e obediência.

De acordo com Walter, a idade mais indicada para o treinamento é entre sete meses e um ano e dois meses. No entanto, pets de outras faixas etárias também podem ser adestrados. Durante o aprendizado, eles jamais são violentados. “Usamos o método ABC: alimento, brincadeira e carinho.” Com essa proposta, a Pousada do Au-Au é referência no trabalho desenvolvido. Hoje, eles fazem em média duas apresentações mensais com cachorros próprios e também de clientes, o que é considerado importante para que o aluno aprenda a ter sociabilidade.

DICAS

Para quem deseja ter um grande amigo saudável, os instrutores da pousada indicam que a alimentação adequada, à base de ração, é fundamental. “A ração tem todos os nutrientes de que eles precisam e aumenta seu tempo de vida”, explica Walter. Ainda é necessário manter as vacinas em dia, realizar a desverminação regularmente e sempre visitar o veterinário. Além disso, dedicação e carinho são imprescindíveis. “O cão é um membro da família e deve ser bem cuidado para que possa ser um companheiro fiel.”

Quem não conferiu a apresentação nessa terça-feira, ainda tem tempo. Outros shows serão realizados no próximo sábado e também no domingo, sempre às 15 horas, no Parque da Oktoberfest. Outras informações sobre o trabalho estão no site www.pousadadoauau.com.br ou pelo telefone (51) 3751 6550.


Saiba mais

•• O Pastor Belga é muito utilizado pela polícia em países como Canadá e França. É um cão de velocidade, ágil e feroz. Seu ataque não dá tempo de reação para os bandidos.

•• Os Labradores e Golden Retrievers têm faro aguçado. São muito usados em todo o mundo na busca por narcóticos, pessoas e cadáveres desaparecidos.

•• Os cães das raças Pit Bull e Rottweiler têm temperamento forte e muita força. Por essa razão, precisam de treinamento e educação. No entanto, os adestradores lembram que o cão é o espelho do dono e é imprescindível praticar a posse responsável.


fonte: Gazeta do Sul

Filed Under:

Deixe um comentário