• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

"Dogs Gods" A natureza poética de Tim Flach


No mais novo lançamento no Brasil, fotógrafo londrino lança olhar sobre os caninos.

O fotógrafo Tim Flach viaja o mundo atrás de cliques perfeitos para retratar animais. Em outubro ele lança o livro Dogs Gods (Cães Deuses), pela editora Abrams onde explora a ligação entre os homens e os cães - que já dura mais de 15 mil anos. As fotos mostram cachorros treinados para serem campeões de corrida, preparados para exposições, usados como pastores e ajudantes em regiões inóspitas.

Seguindo a linha de seu livro anterior, Equus, sobre cavalos, Flach mostra os cães sobre um ângulo diferente. Eles foram fotografados em estúdio, em viagens a países como Irlanda e competindo em um concurso de beleza canina nos Estados Unidos. Nesse concurso, os donos dos cães tem cerca de duas horas para transformá-los em outros animais, plantas ou quaisquer personagens com tosquias extravagantes e tingimento no pelo. Flach e Lewis Blackwell, co-autor do texto sobre os cães, contam, no livro, que muitas pessoas acham que esses concursos seriam cruéis para com os animais, mas que os cães são bem tratados e que "sentem que são importantes, como filhos mimados".

Na visão do fotógrafo, o livro procura mostrar a maneira como homens modificam e manipulam a natureza. "Cães são o relacionamento domesticado mais antigo que temos e o mais interessante. Em parte nós os criamos e em parte eles nos criaram".

No livro Equus (Abrams Publishing), 300 páginas, uma verdadeira incursão no mundo dos cavalos, Flach conseguiu chamar a atenção para detalhes dos bichos como línguas, olhos, patas, etc. Outras imagens mostram os animais ainda na condição de fetos, imersos em piscinas de treino para competição, em radiografias etc. O objetivo inicial do fotógrafo era mostrar como, ao longo da História, os animais foram se modificando devido à sua relação com os homens. Nenhum humano aparece nas fotos, mas, ainda assim, a obra dá margem à reflexão sobre o relacionamento com os animais. O lançamento atual, Dogs Gods parece seguir o mesmo caminho.

O artista - Nascido em 1958, na cidade de Londres, Tim Flach é um fotógrafo que conquista por sua capacidade de percepção. Seus conceitos abrangem o mundo animal em seu estado puro ou em contato com os seres humanos. Nos retratos é possível perceber sentimentos, sob o olhar precioso de Tim que expõe um trabalho delicado e com grandes refinamentos técnicos. Ele trabalha com liberdade ao explorar as formas dos corpos animais e elaborar composições inusitadas e ao mesmo tempo cheias de movimentos com as variadas espécies.

Diferentemente de outros fotógrafos de animais, Flach procurar retratar o mundo animal com ternura, deixando de lado a prática exibicionista à qual se dedica a maioria dos profissionais. Esse cuidado todo vai desde os grandalhões elefantes aos pequeninos morcegos, passando por cachorros e cavalos. "Embora exija uma boa dose de preparação para estar no lugar certo na hora certa, o fotógrafo que quiser flagrar alguma coisa inédita tem de estar aberto para o que acontece, em vez de simplesmente sair atrás da imagem que já tem na cabeça. Às vezes, você nem chega perto do que procurava, mas termina com outra coisa, que tem de ser valorizada por aquilo que ela é". (Com BBC Brasil/ Galileu)









fonte: gazetadigital

Filed Under:

Deixe um comentário