• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

O Mundo Fashion Canino - Exposições Cinófilas

O Mundo Fashion Canino - Exposições Cinófilas

Um dos principais objetivos dos clubes cinófilos é promover a 'boa criação' e valorizar os cães que, esteticamente, estejam de acordo com o padrão estabelecido para cada raça.

Para cumprir este objetivo, cada clube promove exposições, nos quais os cães participam de uma espécie de 'desfile de beleza', onde são julgados por árbitros treinados para este fim e que vão analisar também a movimentação do cão. São verificados ainda: presença dos 2 testículos nos machos e a dentição em machos e fêmeas.

Normalmente em cada 'evento' é realizadas mais do que uma exposição. Assim, ao participar de apenas um evento os cães são julgados por vários árbitros, sendo que cada árbitro caracteriza uma exposição autônoma.

Para participar dessas exposições não é preciso ter um canil nem ser filiado ao clube que está organizando a exposição. Os pré-requisitos para inscrever o seu cão é que ele tenha pedigree e idade acima de 4 meses. Também não é preciso ensinar muitas coisas ao cão. Ele precisa, basicamente, caminhar junto e do lado esquerdo do condutor. O ideal é que o próprio dono ensine e apresente seu cão, mas, como nem tudo é perfeito, existem profissionais cuja 'missão' é preparar e apresentar cães em exposições, HANDLER.

Alguns cuidados básicos: não alimentar o cão antes de transportá-lo para o local da exposição nem dar banho do mesmo dia da exposição. Algumas raças, como o poodle, cocker, etc, exigem cortes de tosa especiais. Portanto, é preciso planejar com alguma antecedência a participação na exposição e a 'toilete' necessária. É importante lembrar que das exposições só podem participar cães que tenham sido previamente inscritos e, normalmente as inscrições encerram-se uma semana antes da realização da exposição.

Nas exposições os cães são julgados primeiramente quanto à raça, depois quanto ao grupo e posteriormente escolhe-se o melhor cão da exposição.

Assim, numa primeira etapa todos os cães de uma raça são divididos quanto à idade e quanto ao sexo. Ao todo são consideradas as seguintes classes:

Classe Inicial - cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade. Competem ao título de Campeão Inicial (CCI);
Classe Filhote – cães de seis meses e um dia a nove meses de idade. Competem ao título de Campeão Filhote (CCF);
Classe Jovem – cães de nove meses e um dia a quinze meses. Competem ao título de Campeão Jovem (CCJ);
Classe Aberta – destinada a cães com mais de quinze meses, exceto para Campeões Brasileiros de Beleza e Grande Campeão, que na data da exposição tenham mais de quinze meses de idade. Nesta classe podem ser inscritos Campeões de Beleza de outros países e Campeões Internacionais que queiram disputar CAC. Concorrem a CACIB;
Classe Trabalho – destinada a cães com mais de quinze meses, portadores de certificado de cão de trabalho;
Classe Campeonato - cães que já têm o título de campeão;

De cada classe são escolhidas as melhores fêmeas que concorrem entre si para a escolha da melhor fêmea da raça. O mesmo procedimento vai escolher o melhor macho da raça. Os dois escolhidos concorrem entre si para a escolha de Melhor da raça.

Após terem sido escolhidos os melhores de cada raça presente à exposição, os juízes passam para o julgamento dos grupos, ou seja, os melhores de cada raça em cada um dos 10 grupos concorrem entre si e são destacados os quatro melhores de cada grupo.

É entre os melhores de cada grupo, que é escolhido o Melhor da Exposição ou Best In Show.

Paralelamente à escolha do Melhor da Exposição os cães concorrem a 'certificados' para obtenção de títulos como 'Campão', 'Grande Campeão', etc. Não é obrigatório que o juiz conceda certificados em cada exposição, mesmo que apenas um cão esteja participando.

CCI - Certificado Campeão Inicial, concedido a filhotes de 4 a 6 meses.
CCF - Certificado de Campeão Filhote, concedido a filhotes de 6 a 9 meses.
CJC - Certificado de Jovem Campeão, concedido a filhotes de 9 a 15 meses.
CAC - Certificado de Aptidão para Campeão, outorgado a machos e fêmeas de cada raça, com mais de 15 meses.
CGC - Certificado de Grande Campeão, para machos e fêmeas de cada raça, vendedores da classe campeonato. Cada CGC corresponde a uma pontuação que vai de 1 a 5 pontos.
CACPAB - Certificado de Aptidão para Campeão Panamericano de Beleza, concedidos ao melhor macho e melhor fêmea de cada raça, que tenham mais de 15 meses de idade.
CACIB - Certificado de Aptidão a Campeão Internacional de Beleza, outorgado ao melhor macho e melhor fêmea de cada raça, que tenham mais de 15 meses de idade.

É a partir da obtenção destes certificados que os cães adquirem os títulos que ostentam nos pedigrees.

Campeão Inicial - recebem este título cães que obtenham 3 (três) CCIs outorgados por juízes diferentes.
Campeão Filhote - recebem este título cães que obtenham 5 (cinco) CCFs outorgados por juízes diferentes.
Jovem Campeão - recebem este título cães que obtenham 8 (oito) CJCs outorgados por juízes diferentes.
Campeão - Para obterem este título os machos precisam ter 10 CAC e as fêmeas 8 CAC, outorgados por juízes diferentes. Desde 2005, não é necessário que os exemplares tenham ganho um MELHOR DE RAÇA.
Grande Campeão - Para os machos, o título é dado àqueles que conseguiram 100 pontos em certificados CGC, julgados por 5 juízes diferentes. Já as fêmeas, precisam somar 60 pontos, dados por 5 juízes diferentes.

Existem ainda outros títulos, como Campeão Panamericano, Grande Campeão Panamericano, Campeão Internacional, etc... mas os critérios de maneira geral são os mesmos.

Conheça alguns canis premiados em nosso Guia de Canis

Filed Under:

1 comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    Campeao Inicial sao 2 CCI, Filhote sao 3 CCF, Jovem sao 4 CCJ, Campeao sao 7 CAC macho e 5 femea. Grande Campeao sao 50 pontos. Da uma conferida pois tem mais coisa per ser mudada ai na explicacao olhando no site www.cbkc.com.br

     

Deixe um comentário