Veja alguns problemas de comportamento muito comuns
cachorroidealoficial
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
0 comentários

O treinamento básico de obediência pode ser muito mais do que ensinar o cão a se sentar, deitar, ficar parado e andar. Ele também pode ajudar você a controlar ou eliminar muitos problemas comuns de comportamento. Dando os comandos simples, já ensinados, é possível modelar o comportamento do cão de várias maneiras. A chave é ser criativo. Pense em algumas situações em que pode usá-los. Aqui estão algumas sugestões.
O cão que pula nas pessoas
Os cães pulam sobre as pessoas para saudá-las. Os filhotes cumprimentam os cães adultos lambendo-lhes o focinho. Seu cão gostaria de fazer o mesmo com as pessoas, por isso ele pula. E pula em você também, quando entra em casa, porque sentiu sua falta. Pula nos vizinhos ou nas visitas porque está excitado e quer atenção.
Mas se você lhe ensinar a sentar-se para receber um carinho ele deixará de pular. Afinal, não dá para se sentar e pular ao mesmo tempo. Quando você chega em casa, ou quando aparece uma visita na porta, mande o cão sentar-se, e não o agrade até que obedeça. No começo, será preciso controlá-lo, com as mãos ou a coleira. Mas ele pode, e vai aprender, contanto que você e sua família sejam coerentes.
O cachorro considera qualquer forma de atenção um cumprimento verbal, um abraço e até um empurrão uma recompensa por ter pulado em você. Preste atenção para recompensar apenas os comportamentos aceitáveis.
O cão que dispara rumo à porta ou ao portão
Este é um péssimo hábito, porque o cachorro pode acabar saindo na rua e sendo atropelado por um carro, ou até pode se perder. Mas você pode controlá-lo, ensinando-o a se sentar e ficar parado antes de abrir a porta ou o portão. Prenda-o na guia e faça com que se sente diante da porta fechada. Diga-lhe "fica" e depois abra a porta. Se ele avançar para a porta, corrija-o com a guia (dê um puxão rápido e afrouxe), dizendo: "Não! Feio!", e ponha-o de volta onde estava. Repita o exercício. Pratique quantas vezes for preciso, durante várias semanas. Treine em todas as portas que dão para a rua, no portão e na porta da garagem.
O cão que pede comida
Este hábito, aparentemente normal, tem início quando o cachorro descobre que as pessoas em geral não são muito cuidadosas ao comer e derrubam coisas no chão. Ele pega a comida que caiu e descobre que é gostosa. Aí, fica atento para ver se cai algum pedacinho e, quando não cai, começa a infernizar a vida de todos. Infelizmente, essa mania se acirra em muitos cães e eles se tornam um grande aborrecimento, chegando a mordiscar, rosnar e até morder. Mas esse é outro hábito fácil de romper, contanto que a família toda colabore.
Antes das suas refeições, dê os comandos "deita" e "fica" longe da mesa. Pode ser num canto do aposento, ou na soleira da porta, mas não o deixe perto ou embaixo da mesa. Se ele se levantar, censure-o e leve-o pela coleira de volta a seu lugar. Repita a ordem para que fique ali. Talvez seja preciso repreendê-lo várias vezes no início, mas ele acabará aprendendo!
O treinamento básico também ajuda a controlar os problemas sob outro aspecto. Depois de treinado, o cão entende muito bem quem é o líder da matilha: você. E quando ficar claro quem é o líder, ele não o desafiará mais nem tentará ocupar o lugar principal. Se todos em casa empregarem as mesmas regras domésticas com coerência, o cão vai entender qual é o lugar que ocupa na hierarquia familiar, e vocês serão uma única matilha, feliz.
O cão e seus maus hábitos
Quanta vezes você já não ouviu alguém dizer de seu cão: "Ele sabe que se comportou mal porque quando entro em casa está com aquela cara de culpa"? Esse olhar não é de culpa (uma emoção humana que os cães não têm): o cachorro está simplesmente antecipando um corretivo. Já aprendeu que muitas vezes o dono grita com ele quando entra em casa, de modo que sua linguagem corporal é de submissão.
Os cães vivem o presente e precisam ser corrigidos no momento em que fazem algo errado. Não entendem o motivo do corretivo nem dez segundos depois. Se você quer mudar o comportamento de seu cão, deve corrigi-lo na mesma hora. Os corretivos têm que ser justos e coerentes, e ser aplicados o mínimo possível. Afinal, o cão é seu melhor amigo! Aqui estão alguns corretivos suaves que podem ser usados para resolver muitos problemas.
O cão que deita em poltronas
Se quer que seu cachorro fique longe das poltronas, mantenha-o na guia durante os primeiros dias, depois ensine-o a se deitar e ficar deitado a seus pés no chão. Se você se afastar e ele subir no sofá, use a guia (e a voz) para deixar claro que ele errou. Tire-o do sofá e faça-o deitar-se no chão. Diga-lhe para ficar ali e ofereça-lhe alguma coisa para roer, para que ele se sinta mais feliz no chão.
O cão que corre pela escada
Esse é um hábito perigoso, que pode causar a queda de alguém. Ensine o cachorro a ficar atrás de você, quando você sobe ou desce uma escada. Inicie o treino com o cão na guia. Ao subir o primeiro degrau, diga-lhe: "Rex, atrás!", e use a guia para fazê-lo andar atrás de você. Se ele tentar ultrapassá-lo, corrija-o, falando e puxando a guia; em seguida, solte-a. Quando ele o seguir direitinho, elogie-o. Treine subir e descer escadas várias vezes.
O cão que lati muito
Em primeiro lugar, lembre-se de que é natural um cão latir. Uns poucos latidos não são problema. Mas, quando são demais, perturbam. Se você gritar com o cachorro para ele parar de latir, estará agindo da mesma forma. Para ele, você também está latindo. Claro que ele não vai parar, porque pensa que você entrou na folia. Na minha casa, nós temos a Regra dos Três Latidos. Sempre que alguém chega, os cães podem dar três latidos cada. Depois disso, foram treinados para parar.
Comece a corrigir os latidos, quando estiver por perto. Encha um borrifador de plantas com cerca de 1/8 de vinagre branco e o restante de água (atenção: a maior parte da solução deve ser de água). Quando alguém se aproximar da porta e seu cão latir, vá com calma até ele e diga-lhe: "Quieto!", com firmeza, mas sem gritar. Borrife a solução de vinagre na direção dele (mas, por favor, não jogue nos olhos). Ele vai sentir o cheiro do vinagre, parar de latir, recuar e talvez até mesmo espirrar. Assim que ele parar de latir, faça-lhe muitos elogios: "Muito bem. Quieto!".
Instinto de destruição no cão
Todos os cães têm que mastigar. Seu cachorro precisa de brinquedos para roer que sejam próprios para cães: se você lhe der um sapato velho, não espere que ele compreenda que não pode roer um sapato novo. Toda vez que pegar o cachorro com algo inadequado na boca, diga-lhe para soltar: "Não! Larga!", usando um tom de voz muito firme. Depois que ele soltar, leve-o até os brinquedos dele e ofereça-lhe um. Elogie-o quando ele pegar o brinquedo. Limite a liberdade do cachorro pela casa, para que não haja chance de ele aprontar. Mantenha-o no mesmo aposento em que você está, para poder vigiá-lo. Tome cuidado para não deixar coisas pela casa, sobretudo se o cachorro for filhote.
Filed Under: Comportamento
0 comments
Trackback URL | Comments RSS Feed