cachorroidealoficial
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
0 comentários
De quarta a sábado, na Praia do Rosa, em Imbituba (SC), acontece o Encontro das Baías Americanas e a Semana Nacional da Baleia-Franca
A Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina, sedia de 14 a 17 deste mês, o I Encontro das Baías Americanas, associação que reúne destinos praianos no continente americano. Essa praia é a única do País que faz parte do
Clube das Baías Mais Belas do Mundo. Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros, já confirmaram presença. O evento coincide também com a 15ª Semana Nacional da
Baleia-Franca.
Segundo Enrique Litman, vice-presidente do Clube, “este evento está sendo planejado há bastante tempo e queríamos que ele coincidisse com a Semana da Baleia-Franca”, disse. O evento será no Ecoresort Vida Sol e Mar, e tem apoio do Ministério do Turismo, Embratur, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Imbituba.
No dia 15, acontece a palestra do Instituto Baleia-Franca (IBF), seguida de passeio de observação de baleias (whale watching). No retorno, é a vez do lançamento da pedra fundamental da Casa do Clube das Baías mais Belas do Mundo, em parceria com o IBF. À tarde tem início os trabalhos do Encontro, com as apresentações dos projetos de cada um dos participantes.
Na agenda de sexta-feira, além dos eventos sociais, está prevista trilha ecológica pelo Caminho do Rei (Praia do Rosa) até Ibiraquera, com reconhecimento da flora e fauna locais e avistagem de baleias por terra.
No último dia do evento, apresentação do projeto “Rosa 2020”, com vistas à preservação e turismo sustentável. Haverá a conclusão dos trabalhos e redação da Carta de Imbituba. Os participantes fazem um passeio de Maria Fumaça até Laguna, para observação dos golfinhos nos Moles da Barra. Um jantar encerra o encontro.
O Clube das Baías mais Belas do Mundo (Le Club des Plus Belles Baies du Monde) tem sede em Vannes, na França, e conta com a chancela da Unesco. Fundado em março 1997, seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes.
A Praia do Rosa foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental. O título foi recebido em 2003, em Tadoussac, no Canadá.
fonte:
eptv.globo.com
0 comments
Trackback URL | Comments RSS Feed