"De todos os animais que conhecemos é o cachorro o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome."
Théo Gygas, em "O cão em Nossa Casa"
Algumas raças de cão possuem características específicas que os fazem se destacar em algumas tarefas. Para desenvolver mais estas características os cães normalmente são domesticados e adestrados para obedecerem ao dono e para reagir corretamente a determinadas situações. Segue abaixo alguns usos dos cães pelo homem.
Cão-Guia para Cegos - Um cão adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Cão-ouvinte - Um tipo específico de cão para assistência, especificamente selecionado e treinado para ajudar os surdos, ou deficientes auditivos, alertando o seu manipulador de sons importantes, tais como campainhas, alarmes de incêndio, toque de telefones, ou alarme de relógio. Eles também podem trabalhar fora de casa, alertando para sons como as sirenes, entregas de mercadorias, aproximação de pessoas por trás do surdo, e o próprio chamado do nome de seu manipulador.
Cão de guarda - É um cão destinado a guardar ou vigiar contra animais ou pessoas indesejáveis ou inesperadas.
Cão de caça - Se refere a qualquer cão que dê assistência a humanos na caça. Tem vários tipos de cães de caça desenvolvidos para muitas tarefas que os caçadores requerem que eles executem. As principais categorias de cão de caça incluem hounds, terriers e perdigueiros. Entre esses existem divisões de acordo com as habilidades que o cão possui.
Cão de companhia - Geralmente designa um cão que não trabalha, proporcionando apenas a companhia como um animal doméstico, ao invés de fazer tarefas específicas com algum propósito importante.
Conheça nosso Guia de Raças e Canis clicando aqui
0 comments
Trackback URL | Comments RSS Feed