• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Dogo Argentino

Dogo Argentino

Dogo Argentino
Seu porte físico tráz uma beleza intimidadora. O Dogue Argentino ,ou Dogo Argentino, é mais do que um excelente cão de guarda e defesa, pois ele também é um ótimo companheiro da família. É extremamente paciente com crianças e muito apegado ao seu dono. Sejá para guarda, companhia ou caça, esta raça sempre impressionará.

História do Dogo Argentino

A raça Dogo Argentino é relativamente recente, foi desenvolvida na Argentina como diz o nome no ano 20 do século passado, por Antonio Norez Martinez, amante dos cães e da caça. Seu objetivo era dar equilíbrio físico e psicológico ao antigo cão de luta de Córboda, uma raça forte e enérgica que tinha sangue de Mastiffs, Bulldogs e Bull Terriers. Martinez buscava uma raça que atendesse suas expectativas em relação a caça e à companhia, ele desejava um cão robusto, forte, resistente, fiel, obediente e de rara beleza. Com isso realizou cruzamento com várias raças: Irish Wolfhound, Pointer, Bull terrier, Dogue de Bordeaux, Dogue Alemão, Mastim Espanhol, Boxer, Bulldog, entre outras, até obter a ninhada que lhe agradou. A raça foi reconhecida pelas associações cinófilas argentinas em 1964 e obteve seu registro pela FCI em 1973 como a primeira e única raça argentina.

Características do Dogo Argentino

Alegre, franco, humilde, amigável, pouco ladrador, demonstrando sempre ser consciente de seu poder e extremamente protetor da família. Jamais deve ser agressivo, caraterística severamente aplicada à raça. Sua atitude dominante necessita de um dono experiente, capaz de lhe proporcionar uma boa educação e socialização. Como caçador é astuto, silencioso, valente e corajoso.
Altura: Machos: 62cm a 68cm
Fêmeas: 60cm a 65cm
Peso: Entre 37kg e 50kg
Grupo: Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas
Seção 2 - Molossóides
2.1 - Tipo Mastife
Funções: Cão de caça, companhia
Grau de atividade: Alto
Pêlo: Uniforme, curto, liso e suave ao tato com um comprimento aproximado de 1,5cm a 2cm. Sua densidade e grossura variam segundo os climas. Em climas tropicais a pelagem é fina e rala (deixando transparecer a pele fazendo-se visíveis as regiões pigmentadas) e mais grossa e densa nas regiões frias onde pode aparecer subpêlo
Cor: Integralmente branca. Admite-se unicamente, uma mancha preta ou de tonalidade escura ao redor dos olhos, não cobrindo mais de 10% da cabeça. Entre dois cães de iguais condições, o juiz sempre deverá escolher o mais branco
Nome de origem: Dogo Argentino
País de origem: Argentina
Registro FCI: 292

Filed Under:

Deixe um comentário