• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Pastor de Shetland

Pastor de Shetland



Pastor de Shetland
Este cão, facilmente confundido com o Collie de pelo longo, possui um físico muito bem proporcionado e inteligência destacável. Além de ser criado como cão de pastoreio, o Pastor de Shetland é um excelente cão de companhia e um ótimo cão de guarda. Sua grande versatilidade é seu maior atributo.

História do Pastor de Shetland

Por vários séculos estes cães pastores foram utilizados para reunir e guardar rebanhos nas ilhas de Shetland, localizadas na costa escocesa, onde o terreno é muito dificil e árduo, e os animais possuem estatura pequena. Acredita-se que seus ancestrais sejam o Collie de pelo longo, o "Yakkie ou Yakin" islandês - cão dos baleeiros da Groenlândia - e o Spitz, companheiro dos pescadores escandinavos. O refinamento da raça foi realizado principalmente no século XX, quando foi criado o Clube em 1908 nas Ilhas Shetland e reconhecida em 1914.

Características do Pastor de Shetland

Com incrível inteligência e potência de aprendizado, o Pastor de Shetland reteve as qualidades de seus ancestras, os cães de trabalho. Por isso precisam de exercícios regulares para se adequarem a vida urbana. É um cão muito leal e afetuoso com seu dono e grande companheiro da família. Sua desconfiança com estranhos o torna um belo cão de guarda de alerta.
Altura: Macho: 36cm a 40cm
Fêmea: 34cm a 38cm
Peso: 5kg a 10kg
Grupo: Grupo 1 – Cães pastores
Funções: Companhia e pastoreio
Grau de atividade: Moderado a alto
Pêlo: Longo, reto e abundante, com subpêlo macio curto e abundante. Com pêlo curto na face, orelhas e parte dianteira dos membros. Presença de juba farta.
Cor: Zibelina ou marta, tricolor, azul merle, preto e branco, preto e fogo, merlee e branco.
Nome de origem: Shetland Sheepdog
País de origem: Grã-Bretanha
Registro FCI: 88

Filed Under:

Deixe um comentário