• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Homeopatia veterinária

Homeopatia animal

Há cerca de duzentos anos atrás, um médico alemão: Cristiano Frederico Samuel Hahnemann, inconformado com os métodos empregados pela medicina oficial da época, criou um método terapêutico com leis e doutrina próprias: a Homeopatia. A doutrina homeopática é sustentada por quatro grandes pilares: A lei de similitude (similia similibus curantur); a experimentação no indivíduo saudável; o princípio das doses mínimas (medicamento dinamizado); e, por fim, o uso de emdicamento único, calçados na concepção vitalista de doença e a individualização.

Já dizia Hahnemann: "... se as leis que eu proclamo são as da natureza, elas serão válidas para todo ser vivo..."
A homeopatia veterinária nasceu quando o próprio Hahnemann curou seu cavalo de uma doença ocular (oftalmia periódica) com o medicamento Natrum muriaticum.

O que trata a homeopatia veterinária, afinal?
A homeopatia veterinária vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Ela trata O ANIMAL doente, não importando o nome da enfermidade que o acomete. O medicamento homeopático irá provocar um estímulo na energia vital deste animal, levando assim seu organismo a se curar por si mesmo. É importante observar que somente o remédio correto, aquele que seja semelhante ao paciente e seus sintomas promoverá a cura. Assim sendo, qualquer doença física ou mental/comportamental poderá ser tratada com sucesso pela homeopatia. A homeopatia trata das infecções e das doenças agudas ou crônicas, dos traumatismos, dos pré e pós-operados, das bicheiras, etc. Até em doenças incuráveis, a homeopatia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida do animal.

Outras dúvidas frequentes:

A cura pela homeopatia é lenta?
Não, a homeopatia pode apresentar resultados mais rápidos do que as terapias convencionais. No tratamento das doenças crônicas, porém, a cura poderá ser demorada, se o paciente estiver com as suas respostas orgânicas muito lentas.

E a homeopatia trata de todas as espécies de animais?
Sim, a homeopatia tem recursos para tratar de todos os animais, tais como: cães, gatos, equinos, bovinos, suínos, cabras, ovelhas, aves e animais silvestres. Já existem fazendas onde a criação é toda tratada com homeopatia, coisa que hoje em dia tem sido muito valorizada, pois alimentos ditos "organicos" são os que não possuem em sua produção ingredientes que tenham agrotóxicos, antibióticos, medicamentos tóxicos ao organismo humano.

É difícil ministrar os remédios homeopáticos aos animais?
Não, é mais fácil do que ministrar os medicamentos tradicionais. A energia contida nos remédios homeopáticos é absorvida pela mucosa oral e eles são sempre dados em pequenas quantidades. Em alguns casos, podem ser misturados à água ou à comida do animal. Não tem cheiro ou gosto desagradáveis.

Os remédios homeopáticos são muito caros?
Não, um tratamento homeopático, em geral, tem custo menor do que o medicamento tradicional. Se os frascos forem conservados longe da luz e de cheiros fortes, os remédios durarão por muito tempo.

De que são feitos os medicamentos homeopáticos?
Os medicamentos homeopáticos são feitos à partir de algumas plantas (ex: Belladona, Chamomilla), animais (ex: Apis mel. = abelha, Tarêntula hisp. = aranha), minerais (ex: sulphur = enxofre, alumina) e de alguns produtos orgânicos (ex: Tuberculinum = gânglios tuberculosos de gado, medorrhinum = secreção de gonorreia), oscilococcinum (fígado e coração de pato).

Os tempos modernos têm levado os homens das cidades a ficarem cada vez mais sozinhos e a procurarem animais de estimação para companhia. Isto traz consigo as consequências boas e outras não tão boas para ambos, homens e animais. Suas energias sofrem os efeitos do ambiente restrito dos hábitos de vida e alimentares. Aí, também, a homeopatia está a seu serviço: ajudando a diminuir as suscetibilidades a adoecer e tornando esta convivência melhor.
Os que procuram a homeopatia para tratamento não encontram apenas a cura de seus males, mas também de sua alma, assim sendo, quando optamos a tratar nossos animais pela homeopatia estamos dando a eles também um melhor estado energético e uma melhor qualidade de vida.


Dra. Sandra Brunelli - CRMVRJ-3067
Médica veterinária homeopática - Consultório Veterinário
Curso de Formação de Especialistas em Homeopatia - SOHERJ
Cuso de Educação Continuada em Homeopatia - GEHSH
Curso de Docência Superior em Homeopatia - UFRRJ

Filed Under: ,

Deixe um comentário