• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Quando vacinar seu cão?

Vacinação canina
Você que acaba de adotar um filhote terá que vaciná-lo. As vacinas são indispensáveis para a saúde e para a vida do seu animal. Enquanto seu cão não tiver com as vacinas em dia, tome cuidado para que ele entre em contato apenas com cães saudáveis.

Atenção: O refoço das vacinas óctupla e anti-rábica deverá ser anual.

Conheça as doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Se suspeitar de algo, consulte um médico veterinário:

60 dias de idade Vacina óctupla 1ª dose
90 dias de idade Vacina óctupla 2ª dose
120 dias de idadeVacina óctupla 3ª dose
1 semana após a aplicação da 3ª dose óctuplaVacina Anti-Rábica













Cinomose


Enfermidade infectocontagiosa aguda, sub-aguda ou crônica; febril, particular da família canina entre os animais domésticos. Não transmissível ao homen. Sua transmissão se dá por vias respiratórias e digestivas. Na fase aguda o vírus é eliminado intensamente e em abundância pela secreção ocular, urina e fezes.

Manifestação:
Fase digestiva: O animal apresenta vômitos, diarréia, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40ºC.

Fase respiratória: Broncopneumonia intensa, secreções mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infecções secundárias.

Fase nervosa: Nesta fase aparecem alterações mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as três fases ou apenas uma delas. A mais perigosa é a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura deverá estar acima de 40 ºC.

Hepatite


Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vírus resistente ao éter, álcool, clorofórmio e sensível ao formol e calor. Período de encubação: 4 a 9 dias.

Manifestação:
Animais jovens: morte súbita sem nenhum sinal clínico.

Primeiro sinal: hipertemia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40º a 40,5º, caindo logo após; apresenta sede intensa, anorexia, congestão das amígdalas, congestão das mucosas e da faringe, congestão conjuntival (pálpebras vermelhas), congestão da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, esquimoses na pele ( pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdômen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispinéia(dificuldade respiratória) por edema pulmonar (pulmão cheio de líquidos), animais adotam posição de sentar, para aliviar a pressão.

Leptospirose


Doença infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactéria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminação se da quando o animal, ou o indivíduo entra em contato com água ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo através de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e também pelas mucosas (boca - nariz - olhos - órgãos genitais).

Manifestação:
Vômitos e diarréia as vezes com sangue, urina com sangue, icterícia.

Parainfluenza


É uma doença do trato respiratório superior. Geralmente suave ou subclínica, pode tornar-se severa se ocorrer infecção simultânea com outros patógenos respiratórios.

Parvovirose


Doença de cães seria e altamente contagiosa, e a infecção se dá pelo Parvovirus Canino que tem um curto período de incubação.

Manifestação:
Os sintomas mais comuns são de morte súbita quando tivermos o modo cardíaco, com depressão e disfunções respiratórias. Vômitos, diarréias e desidratações são os sintomas do modo gastroentestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas.

Coronavirose


É um vírus similar ao vírus da parvovirose, causando sintomas bem semelhantes. É muito difícil diferenciar as duas doenças apenas pelos sintomas. São necessários exames laboratoriais, embora nem sempre essa diferenciação seja necessária, pois o tratamento das duas doenças é semelhante.

Raiva


A Raiva é uma doença contagiosa, que se transmite pelo contato. Os sisntomas aparecem de forma aguda, isto é, rapidamente e de forma intensa. É causada por um vírus denominado Rhabdovirus que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Tem como características perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte do animal.

A raiva é transmitida por meio da saliva dos cães raivosos, que pode já contar os vírus da raiva até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença. Por atingir o sistema nervoso, as mordidas no rosto e braços são muito mais perigosas do que as nas pernas.

O período de incubação do vírus após a mordida varia entre 20 e 70 dias, tanto para o homem quanto para os animais.

Visite nosso Guia de veterinárias do Rio de Janeiro

Filed Under:

Deixe um comentário