• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Cane Corso

Cane Corso



Cane Corso
A sociabilidade associada ao instinto de guarda reflete a realidade da maioria dos Cane Corsos. Acostumado por séculos a fazer parceria com o homem, o Cane Corso é ideal para quem valoriza um guardião que, além de manter afastados os intrusos, deixe bem à vontade as visitas.

História do Cane Corso

A origem do Cane Corso é bastante antiga e historiadores afirmam que esta raça italiana seria uma descendente direta dos antigos molossos romanos (canix pugnax). Seu nome deriva da palavra latina "cohors" que significa "guardião, protetor". Até o início do século, se concentravam principalmente na zona rural da região Sul da Itália. Apesar de sua antiguidade, a criação sistemática da raça data da década de 80, quando um grupo de cinófilos italianos estabelecidos na região Norte da Itália deu início à criação organizada da raça, fundando a Società Amatori Cane Corso (SACC). A partir daí, a raça teve um desenvolvimento bastante acentuado, popularizando-se de forma impressionante na Itália, onde foi reconhecido em 1994. Em 1997, finalmente a raça foi oficialmente reconhecida pela FCI.

Características do Cane Corso

A principal qualidade que os criadores procuram manter no Cane Corso é seu temperamento equilibrado e inteligente. É um cão muito afetivo com os seus donos e extremamente adestrável, aprendendo com muita facilidade dos comandos básicos de adestramento. Não se trata de um cão de ataque e sim de defesa, fato que permite que o Cane Corso conviva intimamente com a família.
Altura:de 60cm a 68cm
Peso:De 40kg a 50kg
Grupo:Grupo 2 Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Funções:Guarda, proteção e rastreador
Grau de atividade:Moderado
Pêlo:Curto, com textura brilhante e densa, com subpêlo leve, que se torna mais grosso no inverno
Cor:Preto, azul, castanho claro (lista bem marcadas em diferentes tons de castanho e cinza
Nome de origem:Cane Corso
País de origem:Itália
Registro FCI:343

Filed Under:

Deixe um comentário