Chocolate, os riscos para a saúde do seu pet
cachorroidealoficial
quarta-feira, 27 de abril de 2011
1 comment

Quem resiste a um pedaço de chocolate, principalmente durante a Páscoa? O problema é que muitas vezes essa tentação chega aos nossos amigos pet, ou seja, seus donos não resistem e de pedacinho em pedacinho não sabem o mal que estão causando a saúde de seu animal de estimação.
O chocolate contém um grupo de substâncias conhecido como metilxantinas, e que estão presentes em várias bebidas e estimulantes não-alcoólicos, como o café e o chá. De acordo com Dr. José Roberto July, médico-veterinário da Julyvet Clínica Veterinária, o animal não consegue metabolizar a teobromina presente no chocolate. “Logo após o consumo do chocolate o animal pode apresentar reações alérgicas como diarréias, vômitos e hiperatividade. Passadas algumas horas, com o aumento da absorção da teobromina, o animal terá aumento dos batimentos cardíacos podendo ocasionar arritmias, tremores musculares, aumento da produção de urina, hiper excitação, espasmos, até a perda da consciência (coma). Alguns sintomas podem demorar muitas horas para aparecerem, e o proprietário pode não relacionar os sintomas com a ingestão de chocolate dois dias antes”, alerta Dr. July.
A quantidade de chocolate necessária para causar intoxicação é muito alta, o perigo varia de acordo com o tipo de chocolate ingerido e do peso do animal. De acordo com Dr. July, o chocolate meio-amargo contém seis vezes mais quantidade de teobromina do que o chocolate ao leite, e o chocolate branco contém menos quantidade dessa substância. “Por exemplo, um animal com peso de 30 kg deverá comer mais de 2 kg de chocolate ao leite e cerca de 200 g de chocolate amargo para produzir intoxicação, e para um animal de 2 kg, 100 g de chocolate ao leite ou 10 g de chocolate amargo será suficiente. O chocolate branco, pela baixa concentração de teobromina, produz sintomas mais brandos, permaneça atento para qualquer mudança de comportamento”, orienta Dr. July.
A sensibilidade individual pode variar e outros sintomas como, beber muita água, febre (temperatura retal acima de 39,3⁰C), incontinência urinária, convulsão e hemorragia intestinal também são observados. O antídoto para a teobromina não existe por isso o tratamento é apenas sintomático.
“Muitas vezes os donos oferecem um pedaço de chocolate, pois alegam que o animal está com vontade só de vê-lo comer, ou ainda usam a desculpa que é páscoa, então apenas nesta época pode, o que é muito errado”, enfatiza Dr. July.
De acordo com o médico veterinário o paladar nos cães e nos gatos não é o sentido mais aguçado no momento da alimentação. O odor, tamanho e a textura do alimento são os itens que determinam o apetite do animal, e por último o sabor. Lembra ainda que o ser humano possui cerca de 9000 papilas gustativas (células que identificam o sabor dos alimentos), enquanto o cão apresenta mais ou menos 1700 papilas e o gato 470.
“Os cães sentem muito o sabor do salgado e ácido e, em menor proporção, os gostos doce e amargo. Já os gatos não sentem o gosto doce, muito pouco o ácido e o salgado, mas possuem muita sensação ao amargo”, revela.
Dr. José Roberto July
Julyvet Clínica Veterinária
Visite nosso Guia de veterinárias do Rio de Janeiro
Filed Under: Saúde
meu bace morreu com 7 anos pq dps dos 2 anos dele eu comecei a dar chocolate pra ele quado e comia e ele ficava mal dps e eu pensava q era coencidencia