• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Chimpanzé pintor expõe suas obras em galeria de Niterói

Dom de pintar do chimpanzé foi descoberto por Roched Seba este ano (Foto: Divulgação / Zoonit)Ao todo, são 14 peças produzidas de outubro a dezembro deste ano. Evento tem entrada franca e acontece de segunda a sábado.

O chimpanzé Jimmy, conhecido no Zoológico de Niterói (Zoonit) por ser um pintor de mão cheia, inaugura nesta quinta-feira (9) sua primeira exposição. São 14 peças produzidas com suas próprias patas. As obras ficarão expostas na Galeria 52, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, até o dia 18 de dezembro.

Segundo Roched Seba, coordenador de projetos do Zoonit, a ideia é divulgar o dom “artístico” do chimpanzé. “A nossa proposta é que as pessoas possam conhecer a atividade do Jimmy e refletir sobre o seu trabalho. Esta é a primeira exposição de obras feitas por um chimpanzé no país”, afirmou ele.

Desde quando o animal começou a pintar, Seba já planejava uma exposição. De acordo com o coordenador, o material exposto foi criado apenas no período de outubro a dezembro deste ano.
Obras contemporâneas foram pintadas pelo próprio Jimmy (Foto: Divulgação / Zoonit)
Serviço:
A exposição “Olhares de um Chimpanzé” acontece na Galeria 52, em Niterói, até o próximo dia 18 de dezembro. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de segunda a sábado. Galeria 52 - Rua Lopes Trovão, 2º andar, Icaraí, Niterói. Horários: de 2ª a 6ª, das 8h às 21h e aos sábados da 8h às 12h30. Entrada Franca.

Habeas Corpus
Jimmy ficou famoso depois que um grupo ambientalista entrou na Justiça pedindo sua transferência do zoológico. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o pedido de habeas corpus será julgado até a próxima quinta-feira (16). Na semana passada, o Ministério Público deu parecer negativo ao pedido de transferência do animal para um centro especializado em primatas feito pelo Grupo de Apoio aos Primatas (GAP).

A ONG acredita que a retirada do animal do zoológico melhoraria a qualidade do chimpanzé. A posição negativa do MP deixou satisfeita a diretora do Zoonit, Giselda Candiotto. “Hoje vamos ter um bolo lá no zoológico para comemorar. Essa é a segunda vez que essa ONG entra na Justiça.

E o MP decidiu a nosso favor, pois sabe que ele (Jimmy) tem ótimas condições de vida aqui e já é bem adaptado ao ambiente. O isolamento para ele será mortal. Aqui ele interage, é amigo de todos os funcionários e gosta das pessoas”, contou.


Fonte: G1

Filed Under: ,

Deixe um comentário