• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Mundo Animal

Shih Tzu





Shih Tzu
Talvez o mais extrovertido dos cães asiáticos, o Shih Tzu pode se tornar um grande companheiro. Este pequeno e elegante animal tem como principal característica sua pelagem longa e delicada, com uma porção de pêlos na cabeça. Talvez seja esse o fator responsável pelo seu nome, Shih Tzu em Chinês significa "cão leão".

História do Shih Tzu

Sua origem exata permanece um mistério. Porém o lamaísmo, religião do Tibete, nos deixam algumas pistas. O deus lamísta do aprendizado, Maujusri, estava sempre acompanhado de um pequeno cão que podia se transformar em um leão. Os imperadores chineses foram presenteados com Lhasa Apsos pelo líder do Tibete, o Dalai Lama, e então, quando chegaram na china provavelmente foram cruzados com pequineses para que se formasse a raça que conhecemos na atualidade.

Características do Shih Tzu

Alegre, brincalhão e muito ativo, este divertido cão de companhia pode se tornar também um excelente cão de guarda. O Shih Tzu se adapta fácil à vida nas grande cidades, mas necessita de passeios diários. Escovações regulares são indispensáveis, para evitar que depois tenha que desembaraçar os nós, que pode ser doloroso tanto para o animal quanto para seu dono.
Altura: Macho: de 25cm a 27cm
Fêmea: de 23cm a 25cm
Peso: Macho: de 5kg e 8kg
Fêmea: de 4kg a 5kg
Grupo: Grupo 09 - Cães de Companhia
Seção 5 - Cães do Tibete
Funções: Companhia
Grau de atividade: Baixo
Pêlo: Longo, denso mas não forma anéis. Uma ligeira ondulação é admitida. Bom sub-pêlo.
Cor: Todas as cores são admitidas, mas a faixa de pêlos brancos na testa e o branco na extremidade da cauda são altamente premiados nos multicolores.
Nome de origem: Shih Tzu
País de origem: Tibete
Registro FCI: 208

Filed Under:

24 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Sabrina says:

    esse cachorro é muito fofo

     
  2. Anonymous says:

    eu tenho um shitzu muito fofo chamado Cooky. Ele é exatamente desse jeito. Ele adora brincar com todos, mas não daria certo de jeito nenhum um shitzu ser cão de guarda porque os caes dessa raça sao muito docéis e nem um poucou agressivos. O meu shitzu dorme bastante mesmo tendo 2 anos e quando ele acorda ele fica muito agitado e quer brincar com a bolinha com o bichinho com os brinquedinho.. é um verdadeiro bebezinho. Ele é muito delicado com crianças especialmente com bebês, quando ele ve bebes ele fica agitado e tudo mais, mas só que ele cheira o bebe com a maior delicadeza. Ele é uma graça de cachorro muito bonzinho.
    Abraço,
    Carol

     

  3. O padrão estabelecido pelo FCI, adotado pelo Brasil, é a seguinte para TAMANHO/PESO, e não diferenças para machos ou fêmeas:
    Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm. Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho. Peso: 4,5 a 8,1 kg. – Ideal: 4,5 a 7,3 kg.
    Ver o padrão original no site do CBKC, para confirmar.

     

  4. eu querooo.

     
  5. Anonymous says:

    EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :(

     
  6. Anonymous says:

    sempre quis um, mas como moro em apartamento pqno, nunca pude ter =/

     
  7. Anonymous says:

    Adoro a raça ,tenho duas fêmeas,super dócil e perfeito para criancas.

     
  8. marcia says:

    tenho uma chih tzu branca e prata um amor amo ela, ela teve 3 bebes machos no domingo dia 26/02 muito lindos um todo preto só com a ponta das patinhas brancas, outro branco e preto e outro tricolor, nasceu tambem uma fêmea tricolor, mas eu não vi que ela tava dando a luz, e ela não abrio a plasenta e ela morreu,e normal esse tipo de comportamento dessa raça?

     
  9. Anonymous says:

    VOU GANHAR UMA FEMEA NO MEU ANIVERSSÁRIO!! ADORO A RAÇA, É MUITO CUTI - CUTI!!!

     
  10. Anonymous says:

    MARCIA, SINTO MUITO PELA MORTE DA SUA SHIH TZU, ISSO ACONTECE, É NATURAL.

     
  11. Vitória says:

    amo a raça mais pena q dizem q sao os primeiros dos mas burros.

    os amo msm assim

     
  12. Anonymous says:

    eu tenho um ,mais ele e bebezinho eu adoro ele

     
  13. Queli Cristina says:

    Tenho um casal. Realmente são muito dóceis e carinhosos. Tbm não concordo com a parte que podem ser de guarda, pois recebem muito bem todos os desconhecidos que chegam em casa com a maior animação. Dormem muito e não necessitam de passeios diários. São ótimos para apartamentos primeiro por serem de pequeno porte e segundo por latirem pouco, muito pouco! São fáceis de serem adestrados, os meus atendem aos comandos sentar, deitar, dar a pata, rolar etc...
    Recomendo a raça com louvor, para todas a idades, crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
    #Fica a dica#

     
  14. Anonymous says:

    acabei de comprar um - dei a ele o nome de Kevin, ele tem 3 meses e é lindo. Todos se apaixonam ao vê-lo! Já sindo que ele será um grande companheiro. Vale a pena conviever com cachorros, falo isso embora tenha sentido muito a morte da minha Marrige com 17 anos.

     
  15. Anonymous says:

    Também ganhei uma Shih Tzu linda da minha tia. Ela já veio com 1 aninho. Ela dócil, carinhosa, brincalhona. Toda manhã me acordada com lambidas intensas no rosto, e no braço da minha mãe tb. Basta perguntar: quer ir pra rua? que ela sai correndo em direção à porta. Mas dá tanto trabalho cuidar do pelo,apesar de pentear em dias alternados, sempre aparece um lugar emboladinho. Ainda não encontrei alguém que cuide direitinho do pelo dela.

     
  16. Anonymous says:

    eu queroooooooooooooooooo

     
  17. Anonymous says:

    Acabei de ganhar um bebezão que se chama Max.Ontem foi nossa primeira noite, está pra completar 3 meses e é uma gracinha. e já demonstra preferencia pois apesar de se dar bem com todos que se aproximam, ele sempre volta pra mim.

     
  18. Unknown says:

    ESTOU COM UMA LINDA NINHADA EM MINHA CASA!
    MEUS BEBÊS SE TORNARAM PAIS!!!
    TODOS BRANCO E PRETO, LINDOS!
    ÉRICA

     
  19. FERNANDA says:

    EU TENHO UMA FEMEA É MUITO CARINHOSA ..OTIMO PARA FICAR DENTRO DE CASA QUASE NÃO LATE E GOSTA DE FICAR QUIETINHA NO CANTO DELA..TO APAIXONADA PELA RAÇA!!
    FERNANDA.

     

  20. EU GANHEI DO MEU MARIDO UM MACHINHO COM 30 DIAS,DIA 2 VAI FAZER 45 DIAS E VOU DAR A PRIMEIRA VACINA.UM AMIGO DEU A ELE MUITO NOVINHO POIS A MAE E MUITO PEQUENA E DEU 8 FILHOTES E JA NAO CONSEGUIA AMAMENTAR ELES,O VETERINARIO DELE DISSE PARA TIRAR ALGUNS POIS ELA ESTAVA FICANDO FRACA.ELE AINDA ESTA COMENDO RAÇAO AMOLECIDA NA AGUA POIS NAO TEM DENTINHOS,
    QUERIA SABER SE É NORMAL ELES ROEREM TUDO NESSA FASE POR CAUSA DOS DENTES QUE AINDA NAO VIERAM,POIS CRIANÇAS FICAM CO MUITA COCEIRA,NAO SEI SE CAES É ASSIM TAMBEM.BOTEI O NOME DE OSCAR,É MUITO A CARA DELE!!!KKKK SE ALGUEM PUDER RESPONDER SOBRE OS DENTINHOS EU AGRADEÇO,POIS PESQUISEI MUITO E VI QUE ELES NAO TEM O HABITO DE ROER COISAS,ELE MORDE ATE OS DEDOS DA GENTE QUANDO O PEGAMOS NO COLO,PARECE ESTAR AGONIADO!!

     
  21. Anonymous says:

    A minha adora comer as próprias fezes.

     

  22. Ganhei uma no dia dos namorados, com 44 dias, linda, branca, a veterinária me disse que era calma, tranquila, mas quando chegou em casa, pula para tudo lado, corre, morde os brinquedos, é elétrica, dorme pouco. Gostei muito dela.

     
  23. Anonymous says:

    A raca shi tzu e uma raca perfeita e super companheira as pessoas que tem ficao apaixonado pelo lindo cao eu tenho um o nome dele e Nick e a coisa mais linda minha bola de pelo e ele e uma raca super adequada para criancas

     
  24. Anonymous says:

    ganhei uma ontem eu ja tinha um macho agora fiquei com um casal muito lindos o nome do macho é brayan é a femea que eu ganhei ontem é mel.

     

Deixe um comentário