Animados por natureza, os cães às vezes passam do limite em suas brincadeiras e acabam tendo que levar bronca de seu donos. Isto é uma necessidade para que eles entendam a liderança do dono. A bronca deve ser dada de maneira ríspida, mudando o tom de voz, falando "não" com muita firmeza, ao invés de gritar o nome do bicho.
Seu nome só deverá ser pronunciado para chamá-lo em momentos de calma, submissão e em que o animal mereça ser recompensado.Todos na casa devem agir desse jeito.
O cachorro deve respeitar a casa em que vive. Não pode atender apenas ao dono, mas sim todos da família que moram no local.
O início da educação deve ser feito entre 2 e 8 meses de idade. Nessa época, a principal palavra a ser ensinada pelo dono é “não”.Para reforçar as broncas, o dono pode deixá-lo de castigo por cinco minutos. Só abrindo a porta quando ele parar de latir, para que não associe os latidos à ação do dono. Sempre aja com firmeza.
Se alcançando a maturidade o cão continuar arredio, o dono deve se esforçar para ensinar o seu lugar hierarquico na casa, ou seja, abaixo de todos.
Uma dica é sempre que oferecer comida ao cão, mexer no prato, tirar e botar no lugar, para que o cão não comece a ficar possessivo com a comida. Cachorros que não gostam de pessoas mexendo em sua comida, são animais que se consideram dominantes em relação aos humanos, ou seja, uma brecha para muitos outros maus sintomas de cães fora de seu estado normal de submissão. O que faz um cachorro feliz é ser submisso ao seu dono, cumprindo seu papel na cadeia hierarquica da casa sem apresentar disfunções comportamentais, como quando viviam em matilhas pela floresta.
Nunca deixe o animal entrar na frente do dono em comodos e portas, entre eles, os que passam na frente são sempre os dominantes. Esteja sempre a frente do cão.
Visite nosso
Guia de Adestradores Caninos do Rio de Janeiro.
0 comments
Trackback URL | Comments RSS Feed